5 dicas valiosas para se dar bem em uma entrevista na área de TI

24/10/2018 - 16:20 / Candidatos /
5 dicas valiosas para se dar bem em uma entrevista na área de TI

O segmento de TI não para de contratar. Estimativas apontam que, nos próximos anos, faltarão profissionais para atender à demanda do mercado. Mas será que será fácil assim se dar bem nessa área?

A resposta é “não”. Isso porque em uma das principais etapas de uma boa contratação, que é a entrevista, muitos candidatos se atrapalham e causam uma má impressão, comprometendo o desenvolvimento de sua carreira.

Para que isso não aconteça com você, a seguir, listamos 5 dicas para se dar bem em uma entrevista na área de TI. Confira!

1. Preste atenção ao seu comportamento e seja autêntico

Não tente impressionar com bordões, frases prontas ou dizendo algo que você não é. Recrutadores percebem esse tipo de comportamento e dispensam candidatos que não são autênticos.

Uma dica nesses momentos é demonstrar flexibilidade, resiliência, criatividade, força de vontade e capacidade para trabalhar em equipe. Essas, geralmente, são as habilidades pessoais mais buscadas pelas empresas. Lembre-se de que capacidades técnicas são mais fáceis de se desenvolver, mas, comportamentais, nem tanto.

2. Demonstre boa comunicação interpessoal

Ficar travado em frente ao recrutador faz com que você não consiga demonstrar suas capacidades e passe uma imagem de timidez excessiva. Por isso, a habilidade de fazer a conversa fluir em uma entrevista de TI é muito importante e costuma impressionar no momento da contratação.

Demonstre conhecimentos gerais amplos e fale sobre diversos assuntos com propriedade. Isso mostra que você é capaz de avançar na carreira e dominar cargos de liderança no futuro.

3. Tenha objetivos claros e conheça a empresa

É fundamental que você chegue para a entrevista de TI com amplo conhecimento sobre a vaga, a empresa e o que você pode fazer por ela. Uma dica para impressionar o recrutador é explicar seu pensamento, evitar responder apenas “sim” ou “não”, mas, ao mesmo tempo, não se estender demais em determinado assunto.

Demonstre entusiasmo e energia no momento de falar sobre a vaga e o desafio que terá pela frente. Foque na conversa e esqueça os problemas externos, demonstrando ao entrevistador que você tem conhecimento e habilidades para somar à equipe.

4. Reconheça seus pontos fracos e o que não deu certo

Entrevistadores gostam de candidatos que reconhecem coisas que não deram certo e entendem seus pontos fracos. Autoconhecimento e vontade de melhorar sempre são dois aspectos bastante valorizados nos processos de seleção de profissionais de TI.

Contar experiências não tão positivas com foco no aprendizado mostra que você aprendeu com seus erros e transforma momentos negativos em boas oportunidades. Você pode, inclusive, demonstrar como essas situações te prepararam para a vaga em questão e como você pode ajudar a empresa.

5. Mostre um pouco dos seus valores e quem você é

Fale um pouco sobre a sua vida pessoal e demonstre seus valores. Isso é fundamental para que o recrutador entenda se seus objetivos combinam com os da empresa. Não tenha medo de identificar semelhanças com o profissional que está te entrevistando e falar sobre alguns hobbies e momentos fora do trabalho.

Demonstrar que você é um ser humano normal, que tem momentos de diversão, lazer e objetivos de carreira, é muito importante para fornecer uma imagem natural na entrevista de TI. E isso é muito valorizado nos processos de contratação.

Com essas dicas, conhecimentos técnicos específicos para a vaga e força de vontade para entender as necessidades e objetivos de uma empresa é possível se dar bem em uma entrevista de TI e conseguir a vaga dos sonhos. Boa sorte!

DICAS
Compartilhar:   

Deixe um comentário




CATEGORIAS

POSTS RECENTES

Generic placeholder image
Mulheres em TI: tendência é de crescimento da presença feminina
O mercado de TI, historicamente, conta com uma mai...
Generic placeholder image
5 tendências de TI no mercado financeiro
Instituições financeiras, em geral,...
Generic placeholder image
Roadsec: maior evento hacker itinerante chega a São Paulo
Mais de 40 edições já realiza...

TAGS