5 tendências de TI no mercado financeiro

16/11/2018 - 16:41 / Candidatos /
5 tendências de TI no mercado financeiro

Instituições financeiras, em geral, são as mais evoluídas quando o assunto é tecnologia. Isso porque, diante da necessidade de gerenciar uma série de informações e adotar segurança máxima em seus processos, elas geram tendência no segmento de TI.
Para se ter uma ideia da dimensão do pioneirismo desse mercado na área de TI temos o exemplo das transações online, que dispensam a presença do cliente nas agências. Grandes operações financeiras também são totalmente automatizadas e seguras, então, por que não aproveitar as tendências de TI no mercado financeiro?

Inovações em TI são, em grande parte, pautadas pela área financeira. Que tal conhecer as 5 principais?

1. Computação em nuvem ajudando a reduzir os custos em TI

A computação em nuvem, responsável por trazer segurança, agilidade e confiança aos processos, é um dos pontos-chave das aplicações bancárias. Sua implementação já é vista como fundamental e, a longo prazo, ajuda a reduzir custos.
Por crescer mais rapidamente que o restante do segmento de TI, a computação em nuvem viabiliza a inovação no mercado financeiro, possibilitando que diferentes tecnologias sejam criadas e implementadas com custos menores.

2. Ao quebrarem exclusividade, fintechs chegam para ficar

As fintechs, startups de serviços financeiros que quebram a exclusividade dos bancos em diferentes setores, oferecem serviços parecidos com os dessas instituições, porém com a vantagem de reduzir custos para fornecedores e clientes devido à estrutura mais enxuta.
Seu modelo de negócio é um exemplo que deve ser replicado, especialmente quando o assunto são boas práticas de TI. Além do mercado financeiro, as tendências trazidas pelas fintechs ajudam a economizar, diversificar operações e gerar mais eficiência aos processos.

3. Internet das Coisas como base para diversos serviços

A Internet das Coisas, que conecta diversos equipamentos e sistemas para gerar operações muito mais simples e eficientes, é algo que já existe no mercado financeiro e se expande para diferentes áreas.
Imagine comunicar quase todos os objetos uns com os outros e com o usuário? Essa realidade já existe em algumas instituições financeiras, mas nos próximos anos, poderá migrar definitivamente os serviços bancários para meios virtuais, ampliando o número de dispositivos capazes de realizar operações.


4. Crowdfunding despontando como tendência de mercado

O mercado financeiro se alia, cada vez mais, ao crowdfunding. Essa espécie de financiamento coletivo, que aporta capital por meio da união monetária de diferentes fontes de financiamento, utiliza sites e aplicativos, por exemplo, para chegar a um objetivo específico.
Pequenos negócios e startups já utilizam esse meio para levantar capital. Assim, investidores aplicam seu dinheiro em troca de participação no negócio. No mercado financeiro, elas surgem como alternativa às Bolsas de Valores, surgindo ao lado de métodos de pagamentos como moedas virtuais, necessitando da TI para operacionalizar grande parte dos serviços.


5. Aplicativos se destacam como tendência no mercado financeiro

Aplicativos são aliados para desbancarizar operações, eliminando a necessidade, por exemplo, de administradoras de cartões de crédito. A NuBank é um exemplo disso, pois trata-se de uma solução totalmente digital para emitir cartões no Brasil.
Ao utilizar o potencial mobile para cadastrar clientes e receber faturas, esse serviço elimina custos que seriam repassados ao cliente e oferece benefícios, tais como anuidade zero. Isso, como consequência, traz vantagens para o setor, elevando produtividade e melhorando o relacionamento com o consumidor.

A tecnologia sempre foi - e continuará sendo – uma grande aliada do mercado financeiro. Seguir essas tendências é primordial para crescer em outros segmentos e trazer cada vez mais agilidade e eficiência aos processos. Aproveite!

NOVIDADES MERCADO
Compartilhar:   

Deixe um comentário




CATEGORIAS

POSTS RECENTES

Generic placeholder image
Mulheres em TI: tendência é de crescimento da presença feminina
O mercado de TI, historicamente, conta com uma mai...
Generic placeholder image
5 tendências de TI no mercado financeiro
Instituições financeiras, em geral,...
Generic placeholder image
Roadsec: maior evento hacker itinerante chega a São Paulo
Mais de 40 edições já realiza...

TAGS