Como se manter atualizado em um mercado que se renova diariamente?

17/08/2018 - 16:18 / Candidatos /
Como se manter atualizado em um mercado que se renova diariamente?

A atualização profissional é considerada um processo: a cada dia, as pessoas têm contato com novidades do seu segmento, lembrando que todos eles têm algum nível de modernização. O modo como um mecânico faz os consertos de veículos hoje é muito diverso de como fazia há décadas e é por causa da atualização profissional que esses indivíduos se mantêm interessantes. Não é preciso haver gasto para ser um profissional mais atualizado: às opções gratuitas de aprendizado são encontradas em grande número, até na rede.

Fazer cursos

Os cursos de atualização profissional podem ser de pouca duração e feitos até à distância: o importante é que as pessoas os utilizem para continuar absorvendo conhecimentos sobre seu setor de trabalho. Um facilitador é que não é preciso qualquer processo seletivo para esse tipo de curso e os preços podem ser parcelados. Aliás, existem instituições que são próprias para cursos curtos, enquanto algumas faculdades também têm formações de atualização profissional.

Periódicos sobre a profissão

A leitura de periódicos também é excelente para a atualização profissional, existindo revistas impressas e virtuais para quase todos os tipos de profissões: há publicações especiais para fisioterapeutas, para os professores, para os engenheiros e muito mais. Vale dizer que os periódicos não precisam ser apenas as revistas: até as redes sociais podem ter artigos acadêmicos importantes.
As notícias sobre a sua profissão também são importantes de se conhecer. Basta usar os buscadores ou então assinar as novidades dos órgãos relacionados a ela: quem trabalha com comércio no Paraná, por exemplo, deve acompanhar sempre a Junta Comercial do Estado do Paraná, que anunciar atualizações em legislação e outros.

Feiras profissionais

Diversos órgãos de regulamentação profissional, além de faculdades, realizam feiras de profissões: há oficinas, vendas de materiais, palestras e outros. Essas são grandes ocasiões para que as pessoas saibam de todas as novidades do seu ramo, socializando com outros profissionais e criando networking.
Muitas vezes, esses eventos têm certa taxa de participação, principalmente quando os seus organizadores concedem certificado. No entanto, encontram-se várias feiras profissionais gratuitas, sendo preciso somente uma ficha de inscrição.
Livros

Ainda que os profissionais leiam os periódicos e participam dos congressos, os livros ainda são uma das melhores formas de se atualizar no trabalho. Muitas pessoas deixam de ler sobre a sua profissão porque acham que é uma leitura complicada, muito teórica, ou que não acharão publicações a respeito do que fazem.
Hoje em dia, existem livros do setor profissional para quem exerce qualquer função: até quem é operador de Telemarketing, não precisando de nenhuma faculdade, pode encontrar livros que os auxiliem na sua comunicação ou no convencimento. Além disso, a linguagem que se tem colocado nos livros de orientação profissional tem ficado muito mais simplificadas e com o foco na prática de qualquer trabalho.

Grupos de Facebook

Essa rede social tem grupos para muitos profissionais e, além de se poder pedir dicas, fica-se sabendo sobre congressos, sobre novos materiais e muitas outras informações.

CONSELHOS
Compartilhar:   

Deixe um comentário




CATEGORIAS

POSTS RECENTES

Generic placeholder image
Mulheres em TI: tendência é de crescimento da presença feminina
O mercado de TI, historicamente, conta com uma mai...
Generic placeholder image
5 tendências de TI no mercado financeiro
Instituições financeiras, em geral,...
Generic placeholder image
Roadsec: maior evento hacker itinerante chega a São Paulo
Mais de 40 edições já realiza...

TAGS